quarta-feira, 23 de maio de 2012

Máquina de vendas elimina o dinheiro usando QR codes e RFID


Equipamento para venda de bebidas identifica os produtos que foram escolhidos e cobra o consumo diretamente na conta do consumidor.




Essa semana, a empresa americana ShelfX anunciou um novo sistema de vending machine, as máquinas automáticas para venda. Eliminando a necessidade de usar dinheiro, a máquina se parece mais com um frigobar e permite que o consumidor se sirva daquilo que desejar, cobrando o valor total da compra diretamente em seu cartão de crédito.
Para isso, a pessoa que deseja fazer a compra deve ter o app da ShelfX instalado em seu smartphone, que fornece um QR code para a compra, ou ainda contar com um crachá equipado com o sistema RFID.
O funcionamento da máquina é simples: basta aproximar o smartphone ou o crachá ao sensor do aparelho. Com isso, a porta da geladeira é liberada. Então, é só escolher os produtos que deseja, e a máquina consegue identificar automaticamente aquilo que foi escolhido (inclusive marcando os produtos que foram retirados e devolvidos para que não haja erros na cobrança). Quando a porta for fechada, o equipamento mostra o total e, automaticamente, envia a cobrança para o sistema da ShelfX.
A máquina foi lançada com o preço de US$ 600, e o kit de adaptação de um aparelho antigo pode custar cerca de metade do preço. O envio do dinheiro para os donos dos estabelecimentos é feito mensalmente pela ShelfX, que já retira taxas de serviço do valor cobrado na máquina.
Fonte: ShelfX


0 comentários: