quinta-feira, 21 de abril de 2011

Saiba mais sobre RFID e suas vantagens.


O que é RFID

RFID (Radio Frequency Identification) é uma tecnologia que identifica objetos através de rádio freqüência, e está agrupada sob uma das categorias da tecnologia de Identificação Automática (Auto-ld), que reúne tecnologias como código de barras, leitura óptica de caracteres e leitura biométrica (retina e digitais).
Como funciona o RFID

A etiqueta inteligente RFID é um sistema composto basicamente por um chip de silício (circuito eletrônico integrado) e antenas. Este sistema responde aos sinais de uma base transmissora ou receptora. Esta, por sua vez, contém um sistema de processamento de dados.
As informações sobre o item identificado ficam armazenadas no chip RFID, que transmite seu ID e seus dados. Neste momento, a leitora captura estes dados e os envia ao sistema central para que sejam gravados, concluindo o processo de transmissão dos dados.
Vantagens do RFID

RFID não requer contato visual: A etiqueta inteligente RFID é diferenciada e não precisa de uma linha de visão direta entre o produto e o leitor.
Leitura automática, rápida e simultânea: A Tecnologia RFID permite que os dados sejam lidos automaticamente sem intervenção humana, com mais velocidade, especialmente em operações de seleção automática em esteiras com leitura de 500 a 1500 itens por segundo.
Maior capacidade de dados: Etiquetas RFID podem ser gravadas com detalhes do produto, como lote, peso, entre outros. Estas informações são atualizadas durante a cadeia logística.
Banco de dados portátil: As informações armazenadas no chip das etiquetas de rádio-freqüência, dão origem a um banco de dados portátil.
Robustez: Os produtos RFID são resistentes a poeira, sujeira, água, vibrações e outras condições mais severas.
Aplicação do RFID

♣    Gerenciamento da cadeia de suprimentos, ativos, acesso e pessoas;
♣    Gerenciamento de estoques, inventários, armazéns e desperdícios;
♣    Movimentação de materiais e montagem de equipamentos;
♣    Controle de pedágios;
♣    Rastreamento de contêineres, paletes, cargas, animais, veículos;
♣    Serviços postais;
♣    Automação de processos de manufatura;
♣    Rastreamento de produtos controlados e de embarques.
Soluções para a sua empresa: 

As soluções de segurança, qualidade de economia do sistema RFID garantem ganhos para a sua empresa em diversos processos: inventário, transporte, entrega, logística e vendas.  Com os sistemas RFID, os processos se tornam mais eficientes e confiáveis, economizando tempo e cada etapa. Métodos rápidos de anticolisão garantem identificação de uma grande quantidade de produtos ao mesmo tempo, com maior capacidade de armazenamento de dados.
Etiqueta RFID

0 comentários: